Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» [PEDIDO] Imagem para fundo de categoria
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptyQui maio 26, 2011 10:02 pm por cooker

» 1000 Brushes para Download
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptyQui Abr 01, 2010 3:51 pm por x SparTan

» [Fonte]Game Logos
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptyQua Mar 31, 2010 2:41 pm por Gouveia -

» Ranks-Habbundo
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptyTer Mar 30, 2010 11:17 am por Ronoroa ~

» [Fonte]Coca-Cola
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptyQua Mar 17, 2010 5:52 pm por Hink

» [Fonte] Battlestar (Galactica)
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptySáb Dez 12, 2009 6:14 pm por Aurora

» [Fonte]Team Spirit
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptySáb Dez 12, 2009 6:07 pm por Aurora

» [Fonte] Aardvark Cafe (Hard Rock Café)
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptySáb Dez 12, 2009 6:05 pm por Aurora

» [Fonte] Allstar
Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. EmptySáb Dez 12, 2009 4:53 pm por Aurora

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Nosso Banner
Gostaria de Parceria?

Se você quer ser nosso parceiro, pegue nosso banner abaixo e cole em seu fórum!



Clique - Crie parceria

Para parceria, é necessário seu registro no VisualArts!

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

4 participantes

Ir para baixo

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Empty Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

Mensagem por Azure Qua Jan 21, 2009 12:48 pm

PARTE 1

O suporte a arquivo tridimensional (3D) no Photoshop permite abrir e
trabalhar com arquivos 3D (formatos de arquivo .u3d, .3ds, .obj, .kmz e
Collada) criados por programas como o Adobe Acrobat 3D®️ Versão 8, o 3D
Studio Max, o Alias, o Maya e o Google Earth.

O Photoshop insere modelos 3D em uma camada (layer) 3D separada. É
possível usar as ferramentas 3D para mover ou dimensionar um modelo 3D,
alterar a iluminação ou alterar os modos de renderização, por exemplo,
de sólido para o modo wireframe.
Nota: para editar o próprio modelo 3D, é preciso usar um programa de criação 3D.

Você pode adicionar várias camadas 3D a uma imagem, combinar uma camada
3D com camadas bidimensionais (2D) para criar uma tela de fundo para
seu conteúdo 3D, ou converter uma camada 3D em uma camada 2D ou em um
Objeto Inteligente (Smart Object).

Se o arquivo 3D tiver texturas, elas serão abertas com o arquivo e
aparecerão como camadas (layers) separadas na paleta Camadas (paleta de
layers). É possível editar as texturas usando qualquer uma das
ferramentas de pintura ou ajuste do Photoshop e, em seguida, reaplicar
as texturas ao modelo e visualizar os resultados.
Nota: não é possível criar novas texturas no Photoshop, ou alterar como elas são mapeadas a áreas do modelo.

Caso queira acompanhar este tutorial usando um modelo 3D, você pode baixar um aqui.

01. Você pode abrir um arquivo 3D ou adicioná-lo a um arquivo do
Photoshop existente como uma camada 3D. Ao abrir um arquivo 3D, é
necessário definir uma altura (height) e uma largura (width) para o
arquivo. (Os modelos 3D podem ser dimensionados para qualquer
dimensão.) Ao adicionar um arquivo como uma camada 3D, a camada usará
as dimensões do arquivo existente. Uma camada 3D contém o modelo 3D e
um plano de fundo transparente.

Siga um destes procedimentos:

- Escolha Arquivo> Abrir (File> Open).

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem1

- Uma janela de confirmação de altura (height) e largura (width) irá aparecer, pressione Ok.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem2

- Você verá uma imagem como a da foto abaixo.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem4

- Com um documento aberto, escolha Camada> Camadas 3D> Nova
Camada a partir do Arquivo 3D (Layer> 3D Layers> New Layer From
3D File), caso existam outros objetos 3D a serem inseridos em sua
composição.

Escolha dentre os diversos modelos 3D disponíveis.

- Se estiver abrindo um arquivo 3D de fora de uma imagem existente,
defina a altura e a largura do arquivo de imagem e clique em OK.

Como a arte vetorial, os modelos 3D podem ser dimensionados para cima
ou para baixo sem perder detalhes ou qualidade. A definição de
dimensões maiores ou menores da imagem dimensionarão o modelo para cima
ou para baixo proporcionalmente para preencher o quadro da imagem.

Nota: uma camada 3D não preserva nenhuma infomação alfa ou de plano de fundo do arquivo 3D original.

02. Após abrir um modelo 3D, você pode alterar a posição, visualização
da câmera, iluminação ou o modo de renderização do modelo, criar uma
visualização de seção transversal ou reproduzir a animação contida no
arquivo 3D. Para criar essas alterações, você usa as ferramentas 3D do
Photoshop.

Nota: quando estiver usando as ferramentas 3D, não será possível
acessar outras funções ou comandos de menu do Photoshop até salvar ou
cancelar as alterações feitas no conteúdo 3D.

Uso das ferramentas 3D

- Na paleta Camadas, clique duas vezes na miniatura da camada 3D.
- Escolha Camada> Camadas 3D> Transformar Modelo 3D (layer> 3D layers> Transform 3D Model).

A barra de opções muda para mostrar as ferramentas 3D. Para sair do
modo de transformação 3D, clique em Cancelar Transformação 3D ou
Confirmar Transformação 3D na barra de opções.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem10

Barra de opções Transformação 3D

A.Ativar as ferramentas de edição do objeto 3D (C - H)
B.Ativar as ferramentas de edição da câmera 3D (Q - V)
C.Retornar para a posição inicial do objeto
D.Girar
E.Rolar
F.Arrastar
G.Deslizar
H.Escala
I.Menu Visualizar
J.Excluir visualização atual
K.Salvar a localização atual da câmera como uma visualização
L.Opções de iluminação e modo de renderização
M.Opções de seção transversal 3D
N.Controles de reprodução da animação
O.Cancelar transformação 3D atual
P.Confirmar transformação 3D atual
Q.Retornar para a posição inicial da câmera
R.Girar
S.Rolar
T.Deslocar
U.Andar
V.Aplicar zoom

Como mover, girar ou dimensionar um modelo 3D

É possível usar as ferramentas de edição do objeto 3D para girar um
modelo 3D ao redor dos eixos x, y ou z; mover o modelo ao longo do
eixo; ou dimensionar o objeto. Enquanto você manipula o modelo 3D, a
visualização da câmera permanece fixa.
Para ver as dicas de ferramentas em cada ferramenta 3D, escolha Opções da Paleta no menu de opções da paleta Informações
(Window> Info) e selecione Mostrar Dicas de Ferramentas. Clique em
uma ferramenta, depois mova o cursor para a janela da imagem para
visualizar detalhes da ferramenta na paleta Informações.

1. Clique em Editar o Objeto 3D (Edit 3D Object, letra O do teclado) na barra de opções.
2. Clique em uma ferramenta de navegação para ativá-la:
Mantenha a tecla Shift pressionada enquanto você arrasta para
restringir a ferramenta Girar, Arrastar, Deslizar ou Dimensionar para
uma única direção de movimento.

Girar

Arraste para cima ou para baixo para girar o modelo ao redor do eixo x,
ou de um lado para o outro para girá-lo ao redor do eixo y. Mantenha a
tecla Ctrl (Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto você
arrasta para girar o modelo.

Rolar

Arraste de um lado para o outro para girar o modelo ao redor do eixo z.

Arrastar

Arraste de um lado para o outro para mover o modelo horizontalmente ou
para cima e para baixo para movê-lo verticalmente. Mantenha a tecla
Ctrl (Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto você arrasta
para mover na direção x/z.

Deslizar

Arraste de um lado para o outro para mover o modelo horizontalmente ou
para cima e para baixo para movê-lo para mais perto ou mais longe.
Mantenha a tecla Ctrl (Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto
você arrasta para mover na direção x/y.

Escala

Arraste para cima ou para baixo para atribuir dimensões maiores ou
menores ao modelo. Mantenha a tecla Ctrl (Windows) ou Option (Mac OS)
pressionada enquanto você arrasta para dimensionar na direção z.

Clique no ícone Retornar para a visualização padrão (Return To Initial
Object Position) na barra Opções para retornar o modelo para sua
visualização inicial.

Para visualizar ou editar a posição, rotação ou dimensão numérica x, y
e z do modelo 3D, clique na seta à direita das ferramentas 3D.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem11

Edição da câmera 3D

Use as ferramentas de edição da câmera para mover a visualização da câmera enquanto mantém a posição do objeto 3D fixa.

1. Clique em Editar a Câmera 3D (Edit The 3D Camera, letra C do teclado) na barra de opções.
2. Clique em uma ferramenta de edição da câmera para ativá-la.

Mantenha a tecla Shift pressionada enquanto você arrasta para
restringir as ferramentas Girar, Deslocar ou Andar para uma única
direção de movimento.

Girar

Arraste para girar a câmera na direção x ou y. Mantenha a tecla Ctrl
(Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto você arrasta para
girar a câmera.

Rolar

Arraste para rolar a câmera.

Deslocar

Arraste para deslocar a câmera na direção x ou y. Mantenha a tecla Ctrl
(Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto você arrasta para
deslocar na direção x ou z.

Andar

Arraste para fazer a câmera andar (translação z e rotação y). Mantenha
a tecla Ctrl (Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto você
arrasta para andar na direção z/x (translação z e rotação x).

Aplicar Zoom

Arraste para alterar o campo de visualização da câmera 3D. O campo de visualização máximo é 180.

Para visualizar ou editar os valores numéricos para a posição, rotação
ou campo de visualização x, y e z da câmera 3D, clique na seta à
direita das ferramentas de edição da câmera para abrir as Configurações
da Câmera 3D.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem12

Alteração ou criação de visualizações da câmera 3D

Siga um destes procedimentos:

- Selecione uma visualização da câmera predefinida do modelo no menu Visualizar (View).

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem13

- Para adicionar uma visualização personalizada, coloque a câmera 3D na
posição desejada usando as ferramentas de edição da câmera e, em
seguida, clique em Salvar (Save Current View) na barra de opções.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem14

Para retornar para a visualização padrão da câmera do modelo, clique no
ícone Retornar para a câmera padrão (Return To Initial Camera Position)
na barra de opções enquanto as ferramentas de edição da câmera são
selecionadas.

Alteração dos efeitos de iluminação

É possível aplicar diferentes efeitos de iluminação a um modelo 3D,
como luz do dia, luz interior ou luz colorida, ou remover totalmente a
iluminação para criar um efeito de silhueta. A configuração de
iluminação padrão, Luzes a partir do Arquivo (Lights from File), exibe
o modelo 3D usando as configurações de iluminação do arquivo original (criadas em um programa de criação 3D).

Clique no ícone Configurações de Iluminação e Aparência (Lighting and
Appearance Settings) e selecione um modo de iluminação a partir da
paleta pop-up.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem15
Azure
Azure
Membro
Membro

Masculino
Posts : 657
Localização : São Paulo
Inscrição : 17/01/2009

http://visual-arts.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Empty Re: Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

Mensagem por Azure Qua Jan 21, 2009 12:49 pm

PARTE 2

Alteração dos efeitos de renderização


O modo de renderização padrão é sólido. Modos, como wireframe, contorno
ou vértice, revelam a estrutura subjacente dos componentes do modelo.
Você pode combinar a renderização wireframe e sólida (modo Wireframe
Sólido)(Solid Wireframe mode), ou ajustar a transparência de áreas
sólidas no modelo (Transparente ou Wireframe Transparente)(Transparent
or Transparent Wireframe).

Os modos de renderização, como Contorno Sólido (Solid Outline) e
Ilustração de Linha (Line Illustration), permitem ajustar o número de
linhas estruturais que aparecem no modelo, ajustando a configuração
Limiar do Vinco (Crease Threshold). Um vinco ou uma linha é formado
quando dois polígonos em um modelo se juntam em um determinado ângulo.
Se as arestas se encontrarem em um ângulo abaixo da configuração Limiar
do Vinco (Crease Threshold setting)(0-180), a linha formada será
removida. O wireframe inteiro é exibido em uma configuração de 0.

1. Clique no ícone Configurações de Iluminação e Aparência (Lighting
and Appearance Settings) e selecione um modo de renderização a partir
da paleta pop-up.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem16

Caixa Delimitadora - Bounding Box

Desenha uma caixa ao redor de cada parte de componente do modelo com as
mínimas dimensões necessárias para conter esse componente.

Transparente - Transparent

Exibe o modelo com opacidade ajustável. Digite um valor de Opacidade para alterar a transparência de 0 a 100 por cento.

Ilustração de Linha - Line Illustration

Exibe o modelo como um sólido (sem sombras) com contornos revestidos.
Use Cor da Face para definir a cor sólida e Cor de Linha para definir a
cor do contorno.

Contorno Sólido - Solid Outline

Semelhante ao modo Wireframe Sólido (Solid Wireframe), exceto que
diminuir o Limiar do Vinco (Crease Threshold)gradualmente reduz o
wireframe para contornos simples.

Wireframe/Wireframe Sombreado - Wireframe/Shaded Wireframe

Exibe somente o wireframe, na cor selecionada ou como um tom de cinza sombreado.

Wireframe Oculto - Hidden Wireframe

Exibe ou oculta a visualização do wireframe sem nenhuma superfície
oculta visível. Um efeito semelhante pode ser obtido usando o modo
Contorno Sólido (Solid Outline) com o ângulo do contorno definido para
0.

Vértices - Vertices

Exibe todos os vértices ou intersecções dos polígonos que compõem o modelo wireframe.

Visualização de seções transversais

É possível visualizar uma seção transversal de um modelo 3D pela sua
intersecção com um plano invisível que fatia pelo modelo em qualquer
ângulo e exibe o conteúdo somente de um lado do plano.

1. Clique no ícone Configurações de Seção Transversal (Cross Section Settings) para abrir a paleta pop-up.
2. Na área Configurações de Seção Transversal (Cross Section Settings),
selecione Ativar Seção Transversal (Enable Cross Section) e escolha as
opções para alinhamento (alignment), posição (position) e orientação
(orientation).

Alinhamento - Alignment

Selecione um eixo (x, y ou z) para o plano de intersecção. O plano é perpendicular ao eixo selecionado.

Posição e Orientação - Position and Orientation

Use Deslocamento (Offset) para deslocar o plano ao longo do eixo, sem
alterar sua inclinação. O plano faz a intersecção do modelo 3D em seu
ponto médio em um deslocamento padrão de 0. Em deslocamentos máximos,
positivos ou negativos, o plano move-se além de qualquer intersecção
com o modelo. Use as configurações de Inclinação (Tilt) para girar o
plano até 360° em qualquer de suas possíveis direções de inclinação.
Para um determinado eixo, as configurações de inclinação girarão o
plano ao longo dos outros dois eixos. Por exemplo, um plano alinhado ao
eixo y pode ser girado ao redor do eixo x (Inclinação 1) ou do eixo z
(Inclinação 2).

Virar - Flip

Altera a área exibida do modelo para o lado oposto do plano de intersecção.

Para combinar dois modos de renderização em um modelo, duplique a
camada 3D e, em seguida, altere o modo de renderização na camada
duplicada. Defina a seção transversal para a mesma posição em cada
camada e, em seguida, gire uma seção cruzada.

Visualização de animações 3D

Se um arquivo 3D tiver animação, ela será incluída com o arquivo quando
o Photoshop abrir o modelo 3D. Para visualizar animações, use os
controles de animação na barra de opções.

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Imagem17

1. Escolha Camada> Camadas 3D> Transformar Modelo 3D (Layer> 3D Layers> Transform 3D Model).
2. Siga um destes procedimentos:

- Clique nos botões de execução para reproduzir a animação, retroceder ou avançar para frente ou para trás por quadro.

- Clique na seta ao lado dos botões de execução para abrir o controle
deslizante e, em seguida, arraste o controle deslizante para frente ou
para trás para navegar pela animação.

03. Edição das texturas 3D (Photoshop Extended)

É possível usar as ferramentas de pintura ou ajuste do Photoshop para
editar as texturas contidas em um arquivo 3D. As texturas são
importadas como arquivos 2D com o modelo 3D. Elas aparecem como
entradas embaixo da camada 3D.

Para exibir ou ocultar uma textura individual em um modelo 3D, clique
no ícone de Olho ao lado da camada Textura. Para ocultar ou exibir
todas as texturas, clique no ícone de Olho ao lado da camada Textura de
nível superior.

Nota: não é possível editar texturas quando as ferramentas 3D estão
ativas. Clique em Confirmar ou Cancelar na barra de opções para sair do
modo de transformação 3D.

1. Clique duas vezes em uma textura na paleta Camadas.
A textura abre como um documento separado em sua própria janela.
2. Use qualquer ferramenta do Photoshop para editar a texura ou pintá-la.
3. Salve o documento de textura. A textura atualizada é aplicada ao modelo 3D.
4. Para arquivos 3D de formato diferente do Photoshop, escolha
Camada> Camadas 3D> Substituir Texturas (Layer> 3D Layers>
Replace Textures) após editar arquivos de textura para salvar suas
alterações.

Para arquivos 3D salvos no formato Photoshop, as edições de textura são
salvas quando você salva o arquivo. Para outros formatos de arquivo 3D
que armazenam texturas em arquivos externos, use o comando Substituir
Texturas para salvar suas edições de textura.

Nota: para formatos de arquivos 3D, como .u3d e .kmz que armazenam
texturas no mesmo arquivo com o modelo, Substituir Texturas atualizará
o arquivo de modelo. Para formatos como .3ds, Substituir Texturas
atualizará os arquivos de textura separados associados ao arquivo de
modelo.

04. Inserção de objetos 3D em uma imagem (Photoshop Extended)

É possível inserir um modelo 3D contra uma imagem de plano de fundo e
alterar seu ângulo de posição ou visualização para corresponder ao
plano de fundo.

1. Pressione Ctrl+O e abra o arquivo que você deseja usar como a tela de fundo.
2. Pressione Ctrl+O e abra o arquivo 3D.
3. Arraste a camada 3D do arquivo 3D a partir da paleta Camadas para a
janela da imagem de plano de fundo para adicionar a camada 3D para o
arquivo de plano de fundo.
4. Escolha Camada> Camadas 3D> Transformar Modelo 3D (Layer>
3D Layers> Transform 3D Model) ou clique duas vezes na camada 3D na
paleta Camadas (Paleta de Layers) e use uma Ferramenta 3D para
posicionar ou dimensionar o modelo 3D contra o plano de fundo.

05. Como salvar arquivos 3D (Photoshop Extended)

É possível salvar arquivos do Photoshop contendo camadas 3D nos
formatos PSD, PSB, TIFF ou PDF. A posição, a iluminação, o modo de
renderização e as seções transversais do modelo 3D são mantidas quando
o arquivo é salvo.

- Escolha Arquivo> Salvar (File> Save) ou Arquivo> Salvar Como
(File> Save As), e selecione o formato Photoshop (PSD), Photoshop
PDF ou TIFF e clique em OK.
Azure
Azure
Membro
Membro

Masculino
Posts : 657
Localização : São Paulo
Inscrição : 17/01/2009

http://visual-arts.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Empty Re: Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

Mensagem por Telmo Qua Jan 21, 2009 6:48 pm

Otimo tuto.
Parabéns!
Telmo
Telmo
Membro
Membro

Masculino
Posts : 132
Localização : Minas Gerais
Inscrição : 16/01/2009

http://visual-arts.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Empty Re: Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

Mensagem por Igor_Ruiz Qua Jan 21, 2009 7:58 pm

Telmo escreveu:Otimo tuto.
Parabéns!

Idem!
Igor_Ruiz
Igor_Ruiz
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Masculino
Posts : 1089
Localização : São Paulo
Inscrição : 21/01/2009

http://visual-arts.forumeiros.com/forum.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Empty Re: Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

Mensagem por Dioogo Qui Jan 22, 2009 9:27 am

Muito Bom Tutorial!
Parabéns!
Dioogo
Dioogo
Membro
Membro

Masculino
Posts : 166
Localização : Vai a um mapa e diz-me cidades...
Inscrição : 20/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3. Empty Re: Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos