Procurar
Últimos assuntos
Nosso Banner
Gostaria de Parceria?
Se você quer ser nosso parceiro, pegue nosso banner abaixo e cole em seu fórum!
Clique - Crie parceria
Para parceria, é necessário seu registro no VisualArts!
Se você quer ser nosso parceiro, pegue nosso banner abaixo e cole em seu fórum!
Clique - Crie parceria
Para parceria, é necessário seu registro no VisualArts!
Como usar um modelo 3D em uma composição no Photoshop.
2 participantes
Página 1 de 1
Como usar um modelo 3D em uma composição no Photoshop.
PARTE 1
01. Pressione Ctrl N para criar um novo documento, defina um tamanho de1024x768 pixels, 72 dpi´s e modo de cor em RGB, pressione Ok, pressione
Ctrl O e abra a imagem de uma paisagem qualquer, para este tutorial
iremos usar a imagem abaixo (caso queira usar a mesma imagem clique com
o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção Save Link
As), depois de aberta pressione Ctrl A para selecionar seu conteúdo,
pressione Ctrl C para copiar.
02. Volte ao documento que criamos e pressione Ctrl V para colar, pressione Ctrl T para abrir a caixa de Free Transform e ajuste a imagem para o tamanho do novo documento, pressione Enter, dê o nome de "Landscape" para a layer.
03. Pressione Ctrl L para abrir a caixa de Levels e defina os valores abaixo.
04. Agora clique aqui (com o botão direito do mouse, escolha a opção Save Link As) e baixe o modelo 3D do avião que será usado no tutorial, vá em Layer> 3D Layer> New Layer from 3D File, escolha o arquivo do avião e clique em Open, sua imagem deve ficar como na foto abaixo.
04. Agora clique com a tecla direita do mouse sobre a layer do avião e escolha a opção Transform 3D Model, na barra de opções você verá uma série de opções, (caso queira uma explicação mais detalhada sobre estas opções clique aqui), abaixo segue um resumo de cada opção, deixe o avião na mesma posição mostrada no final da imagem abaixo.
05.
Dentro da layer do avião existem diversas pequenas layers nomeadas com
nomes estranhos, em sua maioria são texturas, clique duas vezes na mini
layer chamada 5EFUST, um arquivo em branco será aberto, este arquivo
pertence à textura do avião ou seja, podemos editar esta textura e
aplicar no avião, no caso do exemplo abaixo foi aplicado uma textura
amarela com bolinhas vermelhas então a parte pertencente a textura no
avião ficou com a cor amarela e bolinhas vermelhas, porém iremos
aplicar outra textura, clique duas vezes na layer 5EFUST (no tutorial é
indicado que esta mini layer corresponde a parte de baixo do avião
porém ao refazer o tutorial percebi que esta mini layer corresponde a
parte de "cima do avião" sendo que cada mini layer corresponde a uma
parte do avião) e pressione Ctrl Shift Alt N para criar uma nova layer,
escolha a cor #B9B9B9, pressione a letra U do teclado para selecionar a Rectangle Tool, certifique-se de que a opção Shape Layers
esteja marcada na barra de opções da ferramenta, clique e arraste afim
de criar um quadrado cinza que cubra a nova layer, vá em Layer> Layer Style> Pattern Overlay,
escolha o Pattern chamado Strings (ou outro de sua preferência), defina
a opacidade em 7% e pressione Ok, repita este passo para editar todas
as texturas do avião caso seja de seu interesse.
06. Agora clique na layer do avião e vá em Layer> Hide Layers para desabilitar a visibilidade da layer do avião, clique na layer "Landscape" e vá em Filter> Vanishing Point,
faça 4 cliques na estrada afim de criar uma cobertura sobre a mesma
como na foto abaixo, clique nos pontos laterais e arraste a cobertura
até o ponto indicado na foto logo abaixo, clique em Ok, clique na layer
do avião e vá em Layer> Show Layers para habilitar a visibilidade da layer do avião novamente.
07.
Para criar a sombra do avião pressione Ctrl N para criar um novo
arquivo, defina o tamanho de 1024x768 pixels, 72 dpi´s e modo de cor em
RGB, vá em Layer> 3D Layers> New Layer From 3D File, escolha o arquivo do avião novamente, clique com o botão direito do mouse sobre a layer do avião e escolha a opção Transform 3D Model,
na barra de opções da ferramenta vá em View e defina a opção Top,
pressione Enter, clique com o botão direito do mouse sobre a layer e
escolha a opção Rasterize 3D, pressione Ctrl U para abrir a caixa de Hue/Saturation
e defina o valor de Saturation em -100 e Lightness em -100, pressione
Ok, pressione Ctrl A para selecionar todo conteúdo do documento e
depois Ctrl C para copiar.
08. Clique na layer "Landscape" e pressione Ctrl Shift Alt N para criar uma nova layer, dê o nome de "GroundShadow" vá em Filter> Vanishing Point
e pressione Ctrl V para colar a figura do avião, arraste para o grid
criado anteriormente, caso seja necessário pressione a letra T do
teclado para selecionar a Transform Tool e ajuste a sombra do avião como achar melhor, clique em Ok, agora vá em Filter> Blur> Gaussian Blur
e defina um valor de 5 pixels para o Radius, pressione Ok, defina o
valor de 75% para a opacidade da layer, mude o modo de blend da layer
para Multiply.
09. Para trabalhar as turbinas clique na layer "Landscape", pressione a letra R do teclado para selecionar a Blur Tool,
escolha um brush de tamanho médio, pontas suaves, defina na barra de
opções da ferramenta o valor de 50% para Strength e 0% para Hardness,
passe onde a turbina do avião está afim de criar um efeito como o da
imagem abaixo.
10.
Agora clique na layer na layer "GroundShadow" e pressione
Ctrl Shift Alt N para criar uma nova layer, dê o nome de "Engine",
pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool,
clique e arraste para criar um retângulo como na imagem abaixo,
pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e
Background para preto e branco, pressione a letra X para inverter as
cores de Foreground e Background, pressione Alt Backspace (a tecla
acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique dentro da seleção criada, pressione Ctrl T para abrir a caixa de Free Transform, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa de Free Transform e escolha a opção Distort, distorça o retângulo como mostrado na imagem abaixo e pressione Ok, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur, defina o valor de 5 pixels para o Radius e pressione Ok, pressione Ctrl F para repetir o filtro, vá em Layer> Layer Style> Gradient Overlay,
defina um gradiente que vá do #FFE0AA para o #FFFFFF e pressione Ok,
mude a opacidade da layer para 80%, pressione Ctrl J para duplicar a
layer, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posicione a cópia da layer na outra turbina do avião.
11.
Clique na layer do avião e pressione Ctrl J duas vezes para criar duas
cópias da layer, clique com o botão direito do mouse sobre as cópias e
escolha a opção Rasterize 3D nas duas cópias, dê o nome de "Main" para uma e "Blur" para a outra cópia, deixe as duas layers abaixo da layer original do avião, clique na layer do avião e vá em Layer> Hide Layers para desabilitar a visibilidade da layer, sua paleta de layers deve ficar como a da foto abaixo.
12. Clique na layer "Main" e vá em Layer> Hide Layers para desabilitar a visibilidade da layer, clique na layer "Blur" e vá em Filter> Blur> Blur, pressione Ctrl F, pressione a letra R do teclado para selecionar a Smudge Tool,
escolha um brush de tamanho médio, pontas suaves, defina na barra de
opções da ferramenta o valor de 50% para Strength e passe nas áreas
indicadas na imagem abaixo, mude a opacidade da layer para 25%, clique
na layer do avião (original), vá em Layer> Show Layers para habilitar novamente a visibilidade da layer e defina a opacidade em 10%.
13. Agora clique na layer "Main" e vá em Layer> Show Layers para habilitar a visibilidade da layer, pressione a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool,
defina um brush de tamanho médio e pontas suaves, na barra de opções da
ferramenta defina o valor de 0% para Hardness, em Range deixe como
Midtones e 50% para Exposure, passe em algumas áreas para criar
sombras, agora pressione Shift O para selecionar a Dodge Tool,
defina um brush de tamanho médio e pontas suaves, 0% de Hardness, Range
em Midtones e 50% de Exposure, passe nas áreas que devem ser clareadas.
14.
Clique na layer "Main" e pressione Ctrl Shift Alt N para criar uma nova
layer, dê o nome de "Shadows", pressione a letra D do teclado para
resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco,
pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool,
escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, na barra de opções
da ferramenta defina o valor de 0% para Hardness, em Mode defina como
Normal, Opacity em 25% e Flow em 25%, pinte em todas as áreas de sombra
na parte de baixo do avião como no trem de pouso por exemplo, caso
queira uma precisão maior clique na miniatura da layer do avião
(original 3D) com a tecla Ctrl pressionada para ativar a seleção ao
redor do avião.
15.
Pressione Ctrl Shift Alt N para criar uma nova layer, dê o nome de
"Lights", pressione a letra X do teclado para inverter as cores de
Foreground e Background, sua cor de Foreground deve ser a branca, com
as mesmas definições de brush pinte as áreas do avião que será
clareadas como na imagem abaixo, caso seja necessário clique com a
tecla Ctrl pressionada sobre a miniatura da layer do avião (original
3D) para ativar a seleção ao redor do avião e facilitar a pintura com o
brush, ao final vá em Layer> Layer Style> Outer Glow e defina os valores mostrados na imagem abaixo.
16.
Certifique-se de que sua layer do avião (3D) esteja acima de todas as
outras layers na paleta de layers, clique com a tecla Ctrl pressionada
na miniatura da layer do avião (original 3D) para ativar a seleção ao
redor do avião, clique na layer "Landscape" e pressione Ctrl J para
copiar a seleção para uma nova layer, dê o nome de "Sky Reflection"
para esta nova layer, deixe ela acima da layer do avião (original 3D),
defina a opacidade da layer em 50% e mude o modo de blend para Multiply, vá em Layer> Layer Mask> Hide All, clique na miniatura da máscara aplicada na layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e passe (certifique-se de que sua cor de Foreground seja a branca) nas áreas onde desejamos criar o reflexo do céu no avião.
Última edição por Azure em Seg Jan 19, 2009 12:33 pm, editado 2 vez(es)
Re: Como usar um modelo 3D em uma composição no Photoshop.
PARTE 2
17. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N duas vezes para criar mais duas layers,
dê o nome de "Light Details" para uma e "Dark Details" para outra,
clique na layer "Light Details" e mude o modo de blend da layer para Lighten, clique na layer "Dark Details" e mude o modo de blend da layer para Multiply,
na layer "Light Details" deixe apenas os detalhes de luminosidade
enquanto que na layer "Dark Details" deixe apenas os detalhes de
sombreamento aplicados, para cada parte do avião use as definições de
brush mostradas abaixo.
18.
Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione Ctrl+J
para duplicar a layer, dê o nome de "Rendered Scene", pressione
Ctrl+Shift+Alt+E para mesclar todas as layers em uma só preservando as
layers intactas, vá em Filter> Render> Lighting Effects, defina os valores abaixo, vá em Filter> Render> Lens Flare
e defina os valores mostrados abaixo posicionando o efeito em cima da
cabine do avião, pressione a letra O do teclado para selecionar a Dodge Tool e clique sobre o efeito do filtro Lens Flare afim de aumentar a intensidade do efeito.
19. Mude a opacidade da layer para 60% e mude o modo de blend da layer para Hard Light, caso queira adicione mais um efeito de Lens Flare sobre a cabine.
20. Ao fina sua composição com o avião 3D estará como na foto abaixo.
Tópicos semelhantes
» Como usar a nova função de importação e edição de arquivos 3D no Photoshop CS3.
» Como usar uma foto como background para ela mesma.
» 30 Dicas Para Usar Photoshop
» Aprenda a usar o Vanishing Point no Photoshop
» Como usar a Slice Tool ou Ferramenta Fatia.
» Como usar uma foto como background para ela mesma.
» 30 Dicas Para Usar Photoshop
» Aprenda a usar o Vanishing Point no Photoshop
» Como usar a Slice Tool ou Ferramenta Fatia.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui maio 26, 2011 10:02 pm por cooker
» 1000 Brushes para Download
Qui Abr 01, 2010 3:51 pm por x SparTan
» [Fonte]Game Logos
Qua Mar 31, 2010 2:41 pm por Gouveia -
» Ranks-Habbundo
Ter Mar 30, 2010 11:17 am por Ronoroa ~
» [Fonte]Coca-Cola
Qua Mar 17, 2010 5:52 pm por Hink
» [Fonte] Battlestar (Galactica)
Sáb Dez 12, 2009 6:14 pm por Aurora
» [Fonte]Team Spirit
Sáb Dez 12, 2009 6:07 pm por Aurora
» [Fonte] Aardvark Cafe (Hard Rock Café)
Sáb Dez 12, 2009 6:05 pm por Aurora
» [Fonte] Allstar
Sáb Dez 12, 2009 4:53 pm por Aurora