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Criando Caixas 3D - Parte 2
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Criando Caixas 3D - Parte 2
1º Passo: Preparação do ambiente
Como de praxe, vamos preparar nosso ambiente afim de passarmos um
sensação tridimensional para o nosso objeto. Assim como fizemos no
tutorial anterior (Como Criar Caixas 3D: Parte 1), em uma área de 665 x 530 pixel, façamos dois retângulos como mostrado na imagem abaixo.
Fig.01: Criação do ambiente
2º Passo: Criação do “molde” da caixa
O passo seguinte requer um pouco de habilidade quanto ao manuseio do Penn Tool. Quem sentir alguma dificuldade, recomendo lerem Atalhos da Pen Tool só para terem uma noção maior.
Com apenas 7 pontos, devemos criar o molde da caixa como a imagem abaixo:
Fig. 02: Criação do molde com Pen Tool
3º Passo: Aplicando efeito metálico
Em seguida, segurando a tecla ALT, clicando e arrantando para o lado nosso molde, faremos uma duplicação do mesmo. Neste, aplicaremos um preenchimento gradiante linear ‘Silver’ com as seguintes características:
Fig. 03: Preenchimento metálico
4º Passo: Efeito de capa
Vamos colocar o molde metálico atrás da imagem original (amarelo) e
fazer pequenos deslocamentos para cima e para direita como mostra a
imagem:
Fig. 04: Ajuste do molde
Agora, aplicaremos outro gradiente linear no molde amarelo (#FFCC00)
e suas variações (até #FEF9D8), de acordo com a imagem abaixo:
Fig.05: Efeito gradiente linear
5º Passo: Contorno gradiente
Para darmos um toque de sofisticação, vamos utilizar um recurso que
tem origem do Photoshop, mas que veio disponibilizado no Fireworks. É
óbvio que seus atributos são simplórios, todavia, o resultado é bacana.
A intenção é darmos um contorno ao molde amarelo com efeito gradiente.
Para isso, selecionaremos o molde e clicaremos em Filters > Photoshop Live Effects e em seguida marcaremos a opção Stroke e configuremos de acordo com a imagem a seguir:
Fig. 06: Aplicação do filtro Photoshop Live Effects > Stroke
O resultado obtido é este:
Fig. 07: Aplicação do Stroke
6º Passo: Criando profundidade
Se olharmos bem, do jeito que está, nosso desenho parece duas
“chapas” sem profundidade, oco. Vamos utilizar um simples artifício
para sanar este problema. Criaremos, com o peen tool, um objeto como
mostra a sequência de imagens a seguir:
Fig. 08: Inserção de objeto para profundidade
7º Passo: Transparências
Para o “trem” (como dizem a galera de Goiás e Minas Gerais) fica
“bão”, vamos criar aquielas sobras transparentes que ficam em volta da
caixa. Para isso, dupliquemos o molde amarelo e deixemos ele na cor
sólida #858585 e com opacidade em 17%.
Fig. 09: Aplicação de opacidade
Com esta transparência selecionada, façamos uma nova cópia,
alterando o valor da opacidade para 30% e suas dimensões de acordo com
a imagem abaixo:
Fig. 10: Nova opacidade
8º Passo: Detalhamento
E enfim, chegamos ao oitavo e último passo que trata
especificadamente, dos detalhes que comporão a caixa. Aí fica a
critério de cada um. Vejamos o resultado que empreguei logo abaixo:
Como de praxe, vamos preparar nosso ambiente afim de passarmos um
sensação tridimensional para o nosso objeto. Assim como fizemos no
tutorial anterior (Como Criar Caixas 3D: Parte 1), em uma área de 665 x 530 pixel, façamos dois retângulos como mostrado na imagem abaixo.
Fig.01: Criação do ambiente
2º Passo: Criação do “molde” da caixa
O passo seguinte requer um pouco de habilidade quanto ao manuseio do Penn Tool. Quem sentir alguma dificuldade, recomendo lerem Atalhos da Pen Tool só para terem uma noção maior.
Com apenas 7 pontos, devemos criar o molde da caixa como a imagem abaixo:
Fig. 02: Criação do molde com Pen Tool
3º Passo: Aplicando efeito metálico
Em seguida, segurando a tecla ALT, clicando e arrantando para o lado nosso molde, faremos uma duplicação do mesmo. Neste, aplicaremos um preenchimento gradiante linear ‘Silver’ com as seguintes características:
Fig. 03: Preenchimento metálico
4º Passo: Efeito de capa
Vamos colocar o molde metálico atrás da imagem original (amarelo) e
fazer pequenos deslocamentos para cima e para direita como mostra a
imagem:
Fig. 04: Ajuste do molde
Agora, aplicaremos outro gradiente linear no molde amarelo (#FFCC00)
e suas variações (até #FEF9D8), de acordo com a imagem abaixo:
Fig.05: Efeito gradiente linear
5º Passo: Contorno gradiente
Para darmos um toque de sofisticação, vamos utilizar um recurso que
tem origem do Photoshop, mas que veio disponibilizado no Fireworks. É
óbvio que seus atributos são simplórios, todavia, o resultado é bacana.
A intenção é darmos um contorno ao molde amarelo com efeito gradiente.
Para isso, selecionaremos o molde e clicaremos em Filters > Photoshop Live Effects e em seguida marcaremos a opção Stroke e configuremos de acordo com a imagem a seguir:
Fig. 06: Aplicação do filtro Photoshop Live Effects > Stroke
O resultado obtido é este:
Fig. 07: Aplicação do Stroke
6º Passo: Criando profundidade
Se olharmos bem, do jeito que está, nosso desenho parece duas
“chapas” sem profundidade, oco. Vamos utilizar um simples artifício
para sanar este problema. Criaremos, com o peen tool, um objeto como
mostra a sequência de imagens a seguir:
Fig. 08: Inserção de objeto para profundidade
7º Passo: Transparências
Para o “trem” (como dizem a galera de Goiás e Minas Gerais) fica
“bão”, vamos criar aquielas sobras transparentes que ficam em volta da
caixa. Para isso, dupliquemos o molde amarelo e deixemos ele na cor
sólida #858585 e com opacidade em 17%.
Fig. 09: Aplicação de opacidade
Com esta transparência selecionada, façamos uma nova cópia,
alterando o valor da opacidade para 30% e suas dimensões de acordo com
a imagem abaixo:
Fig. 10: Nova opacidade
8º Passo: Detalhamento
E enfim, chegamos ao oitavo e último passo que trata
especificadamente, dos detalhes que comporão a caixa. Aí fica a
critério de cada um. Vejamos o resultado que empreguei logo abaixo:
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