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Criando Caixas 3D - Parte 2

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Criando Caixas 3D - Parte 2 Empty Criando Caixas 3D - Parte 2

Mensagem por Azure Seg Jan 19, 2009 12:41 pm

1º Passo: Preparação do ambiente


Como de praxe, vamos preparar nosso ambiente afim de passarmos um
sensação tridimensional para o nosso objeto. Assim como fizemos no
tutorial anterior (Como Criar Caixas 3D: Parte 1), em uma área de 665 x 530 pixel, façamos dois retângulos como mostrado na imagem abaixo.

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig01-fundo-300x239
Fig.01: Criação do ambiente
2º Passo: Criação do “molde” da caixa


O passo seguinte requer um pouco de habilidade quanto ao manuseio do Penn Tool. Quem sentir alguma dificuldade, recomendo lerem Atalhos da Pen Tool só para terem uma noção maior.
Com apenas 7 pontos, devemos criar o molde da caixa como a imagem abaixo:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig02-pentool
Fig. 02: Criação do molde com Pen Tool
3º Passo: Aplicando efeito metálico


Em seguida, segurando a tecla ALT, clicando e arrantando para o lado nosso molde, faremos uma duplicação do mesmo. Neste, aplicaremos um preenchimento gradiante linear ‘Silver’ com as seguintes características:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig03-linear-300x242
Fig. 03: Preenchimento metálico
4º Passo: Efeito de capa


Vamos colocar o molde metálico atrás da imagem original (amarelo) e
fazer pequenos deslocamentos para cima e para direita como mostra a
imagem:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig04-deslocamento
Fig. 04: Ajuste do molde
Agora, aplicaremos outro gradiente linear no molde amarelo (#FFCC00)
e suas variações (até #FEF9D8), de acordo com a imagem abaixo:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig05-linear-amarelo-300x250
Fig.05: Efeito gradiente linear
5º Passo: Contorno gradiente


Para darmos um toque de sofisticação, vamos utilizar um recurso que
tem origem do Photoshop, mas que veio disponibilizado no Fireworks. É
óbvio que seus atributos são simplórios, todavia, o resultado é bacana.
A intenção é darmos um contorno ao molde amarelo com efeito gradiente.
Para isso, selecionaremos o molde e clicaremos em Filters > Photoshop Live Effects e em seguida marcaremos a opção Stroke e configuremos de acordo com a imagem a seguir:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig06-stroke-300x228
Fig. 06: Aplicação do filtro Photoshop Live Effects > Stroke
O resultado obtido é este:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig07-resultado
Fig. 07: Aplicação do Stroke
6º Passo: Criando profundidade


Se olharmos bem, do jeito que está, nosso desenho parece duas
“chapas” sem profundidade, oco. Vamos utilizar um simples artifício
para sanar este problema. Criaremos, com o peen tool, um objeto como
mostra a sequência de imagens a seguir:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig08-profundidade-300x150
Fig. 08: Inserção de objeto para profundidade
7º Passo: Transparências


Para o “trem” (como dizem a galera de Goiás e Minas Gerais) fica
“bão”, vamos criar aquielas sobras transparentes que ficam em volta da
caixa. Para isso, dupliquemos o molde amarelo e deixemos ele na cor
sólida #858585 e com opacidade em 17%.

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig09-molde-transp
Fig. 09: Aplicação de opacidade
Com esta transparência selecionada, façamos uma nova cópia,
alterando o valor da opacidade para 30% e suas dimensões de acordo com
a imagem abaixo:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Fig10-molde-transp-2
Fig. 10: Nova opacidade
8º Passo: Detalhamento


E enfim, chegamos ao oitavo e último passo que trata
especificadamente, dos detalhes que comporão a caixa. Aí fica a
critério de cada um. Vejamos o resultado que empreguei logo abaixo:

Criando Caixas 3D - Parte 2 Caixas-final-300x239
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