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Tutorial para Iniciantes
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Tutorial para Iniciantes
Time-Line:
Time-Line – Essa é a Linha do tempo, aqui contem os quadros da sua animação, é onde se adiciona frames, retira frames e qualquer edição com o mesmo, ela fica na parte de cima da Tela do Flash.
Adicionar Frame – Há duas formas de se adicionar frames, adicionando um a um ou adicionando em grupos que são determinados por quantos espaços você selecionou na Time-Line. Idependente de adicionar um a um ou em grupo, o caminho é o mesmo.
Adicionar som a um Frame -- Siga essas coordenadas: File/Import/Import to Library... Vai abrir uma janela, escolha o som que quizer, des que seja nos formatos que o Flash consiga executar, após selecionar clique em Ok, o som será carregado, agora clique no Frame que quizer que seu som seja iniciado, quando clicar, vá para Properties (Opção que está no roda pé do Flash). Onde estiver Sound: você escolherá o som que adicionou ao Flash, onde estiver Sync: você colocará Play. Para Pausar o som em determinado trexo da animação, faça o mesmo procedimento de adiciona-lo a Time-Line, mas invez de por em Play, coloque em Stop.
Funções do botão direito na Time-Line:
A seguir contem as ferramentas mais usadas nos Frames:
Convert To KeyFrames – Adiciona os Frames apartir de seu antecessor ou seja, dublica ele para outros frames, evitando assim de ter que refazer algo que não vá se modificar, exemplo: Cenário. Nesse ponto relacionado a cenário, invez de selecionar quantos frames quizer, seleciona apenas o ultimo frame que quizer que vá o seu cenário, por exemplo: Quero que um cenário se extenda do frame 1 ao 60. Invez de ter que selecionar todos até o 60, seleciona apenas o 60, clique com botão direito nele e vá em Convert To KeyFrame. Esse procedimento alem de ser mais pratico, deixa sua animação pesando menos.
Convert To Blank KeyFrames – Essa opção converte os próximos frames em frames vazios.
Remove Frames – Caso queira deletar algum(ns) frame(s), selecione ele(s) e clique com o botão direito, vá até essa opção e pronto. Frame(s) deletado(s).
Reverse Frames – Selecione os frames que quizer, tem que ser mais de 1, senão essa ação não é valida, após seleciona-los, clique com o botão direito e vá em Reverse Frames. Pronto, seus Frames estão de traz para frente, caso queira reverter isso, faça o mesmo processo.
Select All Frames – Use-a para selecionar todos os frames da sua camada.
Copy Frames – Essa opção irá copiar todos os frames selecionados.
Paste Frames – Essa opção ira colar todos os frames que tinha sido copiados.
Obs ¹: Tanto o Copy Frames quanto o Paste Frames são exelentes para casos de mudar frames de um arquivo Fla. para outro.
Sobre os Layers:
Layer – O Layer é onde se separa os quadros, como por exemplo: Um para cenário, outro pro movimento. Eles se localizam no canto esquerdo da Time-Line.
Criar Layer – Para Criar um Layer, ou quantos quizer, basta clicar no icone Insert Layer (Icone de papel com um simbolo de mais em azul).
Dando Nome ao Layer – Para dar nome ao Layer, só de dois cliques sobre o seu nome atual, e assim poderá renomea-lo.
Anulando Layer – Para anular um Layer, ou seja, evitar que ele seja editado durante o seu trabalho, clique no circulo Branco que está a baixo do Cadeado (Lock/Unlock All Layers), agora você pode editar outras coisas sem mexer nesse layer sem querer, para tirar sua anulação, clique sobre o cadeado que se formou no Layer.
Deixando Invisivel o Layer -- Em baixo de um icone em forma de olho (Show/Hide All Layers) clique no circulo branco, isso deixara seu Layer invisivel, podendo assim ver outros Graficos que estajam atraz do Grafico desse Layer. Para disativa-lo, basta clicar no X que se formou.
Color:
A opção color fica do lado Direito da tela do Flash, a duas opções a usar:
Color Mixer -- Uma das melhores maneiras de se editar, criar ou modificar cores, a suas Sub-opções que são:
Solid -- Como diz o próprio nome, são cores solidas, cores normais...
Linear -- Ela cria um efeito degrade de um extremo ao outro, exeplente para deixar sua pintura mais bonita, se souber edita-la corretamente, os efeitos ficam incriveis.
Radial -- Essa opção faz a mesma coisa que a Linear, porem deixa sua cor em uma forma Oval.
Bitmap -- Apartir de uma foto, você pode usa-la para pintar algo, algo equivalente a "textura".
e a outra opção de cor é a Color Swatches, tela de edição normal de cor.
Propriedades da tela "Properties":
Após ver como se abre a tela, pode se perceber que a 4 opções em sua aba.
são elas: Properties, Filters, Parameters e Output.
Properties -- Essa opção permite ao usuario verificar as propiedas da ferramenta selecionada, um objeto em palco ou de um frame.
Propiedades do Stage -- Stage, é a parte onde você anima(A parte branca da tela), ao clicar nela, vá em propriedades e suas opções seram visiveis.
Size -- Essa opção permite você escolher o tamanho e a largura do Stage, o normal é usar 550 x 400, modo tradicional do Flash.
Background -- Essa opção permite você trocar a cor do seu Stage, de branco ao qualque outra.
Frame rate: -- Aqui se encontra os famosos "FPS" eles são responsaveis pela execução da velocidade de sua animação, em outras palavras quantos quadros por segundo, o que vem no flash é 12, mas você pode escolher até 120. Quanto mais rapido, mas a possibilidade de um movimento mais real, uma boa velocidade é a 24, pois é a mais usada em uma animação em Stick, porem varia pelo seu gosto.
Propriedades dos Frames
Quando um ou mais frames forem selecionados, abra a janela "Properties" para ver suas opções. Há as opções: Motions e opções de Sounds.
Sounds -- Nessa janela permite você editar, e adicionar sons aos seus projetos.
Motion -- Motion é um modo de animar por intermede de interpolações, é quando se cria o primeiro e o ultimo frame, fazendo um movimento diferente nesse ultimo, o flash criara automáticamente o seu meio, dando uma movimentação mais suave a sua animação.
Tween Motion -- Essa opção é muito boa para animar objetos finalizados, ou seja, carro, cabeça, mãos, braços, tudo que for detalhado.
Shape Motion -- Essa opção Anima objetos Simples, atravez dessa opção você pode transformar um circulo a um quadrado em passos muito simples. Gosto de usar bastante nos Sticks.
Filters
Os Filters ao meu ver é a parte mais interessante do Flash, ele permite ao usario criar efeitos em seus Movie Clips, que são Eles: Drop Shadow, Blur, Glow, Bevel, Gradient Glow, Gradient Bevel e Adjust Color. ele se localiza ao lado de Properties, para adicionar um Filter basta ter seu Simbolo selecionado, e ir no simbolo de Mais.
Os Filters tem suas opções quando escolhidos, as principais que tem em todos são: Blur X, Blur Y, Strenght e Quality.
Blur X -- Edita os Filters nas Horizontas.
Blur Y -- Edita os Filters nas Verticais.
Strenght -- Edita a potencial do Filter.
Quality -- Escolhe a qualidade, que são separadas em Low(Baixo), Medium(Médio) e High(Alto)
Obs¹: Para editar X e Y separadamente basta clicar no cadeado que faz ligação um com o outro, para voltar a se ligarem clique de novo no mesmo lugar.
Drop Shadow -- Essa opção permite você criar sombras no Objeto. ao seu lado contem opções de como deve ser aplicado esse Filters.
Blur -- Deixa a imagem embaçada, boa para dar efeito de velocidade em objetos.
Glow -- Contorna o Objeto, deixando o Luminoso. Bom para criar efeito de luz.
Bevel -- Ele cria efeito de luz sobre objeto, mais selecionar o angulo que quizer para dar um efeito de que algo esteja iluminando esse objeto.
Gradient Glow -- Quase a mesma coisa que um Glow comum, porem aqui a edição de cor pode ser formada em degrade, tendo opção de selecionar seu angulo.
Gradient Bevel -- Quase a mesma coisa do Bevel comum, aqui você tem a opção de formar degrade.
Adjust Color -- Aqui você pode editar a cor do seu objeto.
Time-Line – Essa é a Linha do tempo, aqui contem os quadros da sua animação, é onde se adiciona frames, retira frames e qualquer edição com o mesmo, ela fica na parte de cima da Tela do Flash.
Adicionar Frame – Há duas formas de se adicionar frames, adicionando um a um ou adicionando em grupos que são determinados por quantos espaços você selecionou na Time-Line. Idependente de adicionar um a um ou em grupo, o caminho é o mesmo.
Adicionar som a um Frame -- Siga essas coordenadas: File/Import/Import to Library... Vai abrir uma janela, escolha o som que quizer, des que seja nos formatos que o Flash consiga executar, após selecionar clique em Ok, o som será carregado, agora clique no Frame que quizer que seu som seja iniciado, quando clicar, vá para Properties (Opção que está no roda pé do Flash). Onde estiver Sound: você escolherá o som que adicionou ao Flash, onde estiver Sync: você colocará Play. Para Pausar o som em determinado trexo da animação, faça o mesmo procedimento de adiciona-lo a Time-Line, mas invez de por em Play, coloque em Stop.
Funções do botão direito na Time-Line:
A seguir contem as ferramentas mais usadas nos Frames:
Convert To KeyFrames – Adiciona os Frames apartir de seu antecessor ou seja, dublica ele para outros frames, evitando assim de ter que refazer algo que não vá se modificar, exemplo: Cenário. Nesse ponto relacionado a cenário, invez de selecionar quantos frames quizer, seleciona apenas o ultimo frame que quizer que vá o seu cenário, por exemplo: Quero que um cenário se extenda do frame 1 ao 60. Invez de ter que selecionar todos até o 60, seleciona apenas o 60, clique com botão direito nele e vá em Convert To KeyFrame. Esse procedimento alem de ser mais pratico, deixa sua animação pesando menos.
Convert To Blank KeyFrames – Essa opção converte os próximos frames em frames vazios.
Remove Frames – Caso queira deletar algum(ns) frame(s), selecione ele(s) e clique com o botão direito, vá até essa opção e pronto. Frame(s) deletado(s).
Reverse Frames – Selecione os frames que quizer, tem que ser mais de 1, senão essa ação não é valida, após seleciona-los, clique com o botão direito e vá em Reverse Frames. Pronto, seus Frames estão de traz para frente, caso queira reverter isso, faça o mesmo processo.
Select All Frames – Use-a para selecionar todos os frames da sua camada.
Copy Frames – Essa opção irá copiar todos os frames selecionados.
Paste Frames – Essa opção ira colar todos os frames que tinha sido copiados.
Obs ¹: Tanto o Copy Frames quanto o Paste Frames são exelentes para casos de mudar frames de um arquivo Fla. para outro.
Sobre os Layers:
Layer – O Layer é onde se separa os quadros, como por exemplo: Um para cenário, outro pro movimento. Eles se localizam no canto esquerdo da Time-Line.
Criar Layer – Para Criar um Layer, ou quantos quizer, basta clicar no icone Insert Layer (Icone de papel com um simbolo de mais em azul).
Dando Nome ao Layer – Para dar nome ao Layer, só de dois cliques sobre o seu nome atual, e assim poderá renomea-lo.
Anulando Layer – Para anular um Layer, ou seja, evitar que ele seja editado durante o seu trabalho, clique no circulo Branco que está a baixo do Cadeado (Lock/Unlock All Layers), agora você pode editar outras coisas sem mexer nesse layer sem querer, para tirar sua anulação, clique sobre o cadeado que se formou no Layer.
Deixando Invisivel o Layer -- Em baixo de um icone em forma de olho (Show/Hide All Layers) clique no circulo branco, isso deixara seu Layer invisivel, podendo assim ver outros Graficos que estajam atraz do Grafico desse Layer. Para disativa-lo, basta clicar no X que se formou.
Color:
A opção color fica do lado Direito da tela do Flash, a duas opções a usar:
Color Mixer -- Uma das melhores maneiras de se editar, criar ou modificar cores, a suas Sub-opções que são:
Solid -- Como diz o próprio nome, são cores solidas, cores normais...
Linear -- Ela cria um efeito degrade de um extremo ao outro, exeplente para deixar sua pintura mais bonita, se souber edita-la corretamente, os efeitos ficam incriveis.
Radial -- Essa opção faz a mesma coisa que a Linear, porem deixa sua cor em uma forma Oval.
Bitmap -- Apartir de uma foto, você pode usa-la para pintar algo, algo equivalente a "textura".
e a outra opção de cor é a Color Swatches, tela de edição normal de cor.
Propriedades da tela "Properties":
Após ver como se abre a tela, pode se perceber que a 4 opções em sua aba.
são elas: Properties, Filters, Parameters e Output.
Properties -- Essa opção permite ao usuario verificar as propiedas da ferramenta selecionada, um objeto em palco ou de um frame.
Propiedades do Stage -- Stage, é a parte onde você anima(A parte branca da tela), ao clicar nela, vá em propriedades e suas opções seram visiveis.
Size -- Essa opção permite você escolher o tamanho e a largura do Stage, o normal é usar 550 x 400, modo tradicional do Flash.
Background -- Essa opção permite você trocar a cor do seu Stage, de branco ao qualque outra.
Frame rate: -- Aqui se encontra os famosos "FPS" eles são responsaveis pela execução da velocidade de sua animação, em outras palavras quantos quadros por segundo, o que vem no flash é 12, mas você pode escolher até 120. Quanto mais rapido, mas a possibilidade de um movimento mais real, uma boa velocidade é a 24, pois é a mais usada em uma animação em Stick, porem varia pelo seu gosto.
Propriedades dos Frames
Quando um ou mais frames forem selecionados, abra a janela "Properties" para ver suas opções. Há as opções: Motions e opções de Sounds.
Sounds -- Nessa janela permite você editar, e adicionar sons aos seus projetos.
Motion -- Motion é um modo de animar por intermede de interpolações, é quando se cria o primeiro e o ultimo frame, fazendo um movimento diferente nesse ultimo, o flash criara automáticamente o seu meio, dando uma movimentação mais suave a sua animação.
Tween Motion -- Essa opção é muito boa para animar objetos finalizados, ou seja, carro, cabeça, mãos, braços, tudo que for detalhado.
Shape Motion -- Essa opção Anima objetos Simples, atravez dessa opção você pode transformar um circulo a um quadrado em passos muito simples. Gosto de usar bastante nos Sticks.
Filters
Os Filters ao meu ver é a parte mais interessante do Flash, ele permite ao usario criar efeitos em seus Movie Clips, que são Eles: Drop Shadow, Blur, Glow, Bevel, Gradient Glow, Gradient Bevel e Adjust Color. ele se localiza ao lado de Properties, para adicionar um Filter basta ter seu Simbolo selecionado, e ir no simbolo de Mais.
Os Filters tem suas opções quando escolhidos, as principais que tem em todos são: Blur X, Blur Y, Strenght e Quality.
Blur X -- Edita os Filters nas Horizontas.
Blur Y -- Edita os Filters nas Verticais.
Strenght -- Edita a potencial do Filter.
Quality -- Escolhe a qualidade, que são separadas em Low(Baixo), Medium(Médio) e High(Alto)
Obs¹: Para editar X e Y separadamente basta clicar no cadeado que faz ligação um com o outro, para voltar a se ligarem clique de novo no mesmo lugar.
Drop Shadow -- Essa opção permite você criar sombras no Objeto. ao seu lado contem opções de como deve ser aplicado esse Filters.
Blur -- Deixa a imagem embaçada, boa para dar efeito de velocidade em objetos.
Glow -- Contorna o Objeto, deixando o Luminoso. Bom para criar efeito de luz.
Bevel -- Ele cria efeito de luz sobre objeto, mais selecionar o angulo que quizer para dar um efeito de que algo esteja iluminando esse objeto.
Gradient Glow -- Quase a mesma coisa que um Glow comum, porem aqui a edição de cor pode ser formada em degrade, tendo opção de selecionar seu angulo.
Gradient Bevel -- Quase a mesma coisa do Bevel comum, aqui você tem a opção de formar degrade.
Adjust Color -- Aqui você pode editar a cor do seu objeto.
Autor: cloud
Font: stickman.com.br/forum
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- Posts : 53
Inscrição : 21/01/2009
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