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Corrigindo fotos que ficaram sombreadas.
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Corrigindo fotos que ficaram sombreadas.
01. Neste tutorial iremos usar uma foto que foi batida contra a luz e
por isso acabou deixando a foto da pessoa que aparece nela totalmente
sombreada, isto acontece porque a luz que vem do 2° plano é mais forte
do que a luz do 1° plano resultando no que vemos logo abaixo.
02. Depois de aberta a foto pressione Ctrl+J para duplicar a layer e vá em Image> Adjustments> Shadow/Highlight, a caixa de Shadow/Highlight irá aparecer como na foto abaixo, para ver todos os comandos disponíveis clique em Show More Options.
Explicando o filtro Shadow/Highlight.
Tonal Width
Controla o intervalo de tons nas sombras ou nos realces modificados.
Valores mais baixos limitam os ajustes apenas às regiões mais escuras
para a correção de sombra e apenas às regiões mais claras para a
correção de realce. Valores mais altos aumentam o intervalo de tons que
serão mais ajustados nos tons médios. Por exemplo, a 100%, o controle
deslizante de largura de tons (Tonal Width) de sombra afeta mais as
sombras, e os tons médios são parcialmente afetados, mas os realces
mais brilhantes não são afetados. A largura de tons varia de imagem
para imagem. Se um valor for muito grande poderá introduzir halos em
torno de arestas muito escuras ou muito claras. As configurações
padrão tentam reduzir esses artefatos. Os halos podem ocorrer também
quando os valores de Intensidade de Sombra ou Realce são muito altos.
A largura de tons (Tonal Width) é definida como 50%, por padrão. Se
achar que está tentando clarear um objeto escuro, mas os tons médios ou
as regiões mais claras estão ficando muito diferentes, tente reduzir a
Largura de Tons(Tonal Width) de Sombra até zero, para que somente as
regiões mais escuras sejam clareadas. No entanto, se for necessário
clarear os tons médios e as sombras, aumente a Largura de Tons (Tonal
Width) de Sombra em torno de 100%.
Radius
Controla o tamanho da área adjacente local em torno de cada pixel.
Pixels adjacentes são usados para determinar se um pixel é nas sombras
ou nos realces. Mover o controle deslizante para a esquerda especifica
uma área menor, enquanto movê-lo para a direita especifica uma área
maior. O tamanho ideal da área adjacente local depende da imagem.
Convém fazer testes com o ajuste. Se o raio for muito amplo, o ajuste
tenderá a clarear (ou escurecer) a imagem inteira em vez de clarear
apenas o objeto. Convém definir o raio para que ele corresponda
aproximadamente ao tamanho dos objetos de interesse na imagem. Faça
testes com configurações de Raio diferentes para obter o melhor
equilíbrio entre o contraste do objeto e a claridade (ou escurecimento)
diferencial desse objeto em comparação ao plano de fundo.
Color Correction
Permite ajustar as cores em regiões da imagem que foram alteradas. Esse
ajuste está disponível apenas em imagens coloridas. Por exemplo,
aumentando a configuração do controle deslizante Intensidade de Sombra (Amount), você ressalta cores que eram escuras na imagem original.
É possível fazer com que essas cores fiquem mais ou menos vivas. Ajuste
o controle deslizante de Correção de Cores (Color Correction) para
obter os melhores resultados. Em geral, o aumento dos valores tende a
produzir cores mais saturadas, e a diminuição dos valores produz cores
menos saturadas.
Nota: o controle deslizante de Correção de Cores (Color Correction)
afeta apenas partes alteradas da imagem, portanto, a intensidade de
variação da cor depende da quantidade aplicada de sombra ou realce.
Quanto maior a correção nas sombras e nos realces, maior será o
intervalo de correção de cores disponível. O controle deslizante de
Correção de Cores (Color Correction) exerce um controle sutil sobre as
cores escurecidas ou clareadas na imagem. Se quiser alterar a saturação
ou os matizes de cor sobre toda a imagem, utilize o comando
Matiz/Saturação (Hue/Saturation) depois de aplicar o comando
Sombra/Realce (Shadow/Highlight).
Brightness
Ajusta o brilho de uma imagem em tons de cinza. Esse ajuste está
disponível apenas para imagens em tons de cinza. Mover o controle
deslizante de Brilho para a esquerda escurece uma imagem em tons de
cinza, enquanto movê-lo para a direita clareia essa imagem.
Midtone Contrast
Ajusta o contraste nos tons médios. Mova o controle deslizante para a
esquerda para reduzir o contraste e para a direita para aumentá-lo.
Também é possível digitar um valor na caixa de texto Contraste de Tons
Médios (Midtone Contrast). Um valor negativo reduz o contraste,
enquanto um valor positivo o aumenta. O aumento do contraste de tons
médios produz maior contraste nos tons médios e, ao mesmo tempo, tende
a escurecer as sombras e a clarear os realces.
Black Clip And White Clip
Especificam a quantidade das sombras e dos realces que será cortada
para as novas cores de sombra (nível 0) e de realce (nível 255) nas
extremidades da imagem. Valores mais altos geram uma imagem com maior
contraste. Cuidado para não definir valores de corte muito altos, pois
isso reduziria detalhes nas sombras ou realces (os valores de
intensidade são cortados e aplicados como preto puro ou branco puro).
03. Ao abrir a caixa de Shadow/Highlight você já irá notar uma
diferença em sua imagem, porém para um resultado melhor você precisará
mexer em ajustes mais específicos, dentro da caixa de Shadow/Highlights
a primeira parte especificada como Shadows irá controlar toda a parte
de Sombras enquanto a parte Highlights oferece controles sobre as áreas
de alta luminosidade da imagem, para a imagem usada neste tutorial
pequenos ajustes já fizeram uma grande diferença como podem ser notadas
abaixo.
A imagem ao final ficará assim.
por isso acabou deixando a foto da pessoa que aparece nela totalmente
sombreada, isto acontece porque a luz que vem do 2° plano é mais forte
do que a luz do 1° plano resultando no que vemos logo abaixo.
02. Depois de aberta a foto pressione Ctrl+J para duplicar a layer e vá em Image> Adjustments> Shadow/Highlight, a caixa de Shadow/Highlight irá aparecer como na foto abaixo, para ver todos os comandos disponíveis clique em Show More Options.
Explicando o filtro Shadow/Highlight.
Tonal Width
Controla o intervalo de tons nas sombras ou nos realces modificados.
Valores mais baixos limitam os ajustes apenas às regiões mais escuras
para a correção de sombra e apenas às regiões mais claras para a
correção de realce. Valores mais altos aumentam o intervalo de tons que
serão mais ajustados nos tons médios. Por exemplo, a 100%, o controle
deslizante de largura de tons (Tonal Width) de sombra afeta mais as
sombras, e os tons médios são parcialmente afetados, mas os realces
mais brilhantes não são afetados. A largura de tons varia de imagem
para imagem. Se um valor for muito grande poderá introduzir halos em
torno de arestas muito escuras ou muito claras. As configurações
padrão tentam reduzir esses artefatos. Os halos podem ocorrer também
quando os valores de Intensidade de Sombra ou Realce são muito altos.
A largura de tons (Tonal Width) é definida como 50%, por padrão. Se
achar que está tentando clarear um objeto escuro, mas os tons médios ou
as regiões mais claras estão ficando muito diferentes, tente reduzir a
Largura de Tons(Tonal Width) de Sombra até zero, para que somente as
regiões mais escuras sejam clareadas. No entanto, se for necessário
clarear os tons médios e as sombras, aumente a Largura de Tons (Tonal
Width) de Sombra em torno de 100%.
Radius
Controla o tamanho da área adjacente local em torno de cada pixel.
Pixels adjacentes são usados para determinar se um pixel é nas sombras
ou nos realces. Mover o controle deslizante para a esquerda especifica
uma área menor, enquanto movê-lo para a direita especifica uma área
maior. O tamanho ideal da área adjacente local depende da imagem.
Convém fazer testes com o ajuste. Se o raio for muito amplo, o ajuste
tenderá a clarear (ou escurecer) a imagem inteira em vez de clarear
apenas o objeto. Convém definir o raio para que ele corresponda
aproximadamente ao tamanho dos objetos de interesse na imagem. Faça
testes com configurações de Raio diferentes para obter o melhor
equilíbrio entre o contraste do objeto e a claridade (ou escurecimento)
diferencial desse objeto em comparação ao plano de fundo.
Color Correction
Permite ajustar as cores em regiões da imagem que foram alteradas. Esse
ajuste está disponível apenas em imagens coloridas. Por exemplo,
aumentando a configuração do controle deslizante Intensidade de Sombra (Amount), você ressalta cores que eram escuras na imagem original.
É possível fazer com que essas cores fiquem mais ou menos vivas. Ajuste
o controle deslizante de Correção de Cores (Color Correction) para
obter os melhores resultados. Em geral, o aumento dos valores tende a
produzir cores mais saturadas, e a diminuição dos valores produz cores
menos saturadas.
Nota: o controle deslizante de Correção de Cores (Color Correction)
afeta apenas partes alteradas da imagem, portanto, a intensidade de
variação da cor depende da quantidade aplicada de sombra ou realce.
Quanto maior a correção nas sombras e nos realces, maior será o
intervalo de correção de cores disponível. O controle deslizante de
Correção de Cores (Color Correction) exerce um controle sutil sobre as
cores escurecidas ou clareadas na imagem. Se quiser alterar a saturação
ou os matizes de cor sobre toda a imagem, utilize o comando
Matiz/Saturação (Hue/Saturation) depois de aplicar o comando
Sombra/Realce (Shadow/Highlight).
Brightness
Ajusta o brilho de uma imagem em tons de cinza. Esse ajuste está
disponível apenas para imagens em tons de cinza. Mover o controle
deslizante de Brilho para a esquerda escurece uma imagem em tons de
cinza, enquanto movê-lo para a direita clareia essa imagem.
Midtone Contrast
Ajusta o contraste nos tons médios. Mova o controle deslizante para a
esquerda para reduzir o contraste e para a direita para aumentá-lo.
Também é possível digitar um valor na caixa de texto Contraste de Tons
Médios (Midtone Contrast). Um valor negativo reduz o contraste,
enquanto um valor positivo o aumenta. O aumento do contraste de tons
médios produz maior contraste nos tons médios e, ao mesmo tempo, tende
a escurecer as sombras e a clarear os realces.
Black Clip And White Clip
Especificam a quantidade das sombras e dos realces que será cortada
para as novas cores de sombra (nível 0) e de realce (nível 255) nas
extremidades da imagem. Valores mais altos geram uma imagem com maior
contraste. Cuidado para não definir valores de corte muito altos, pois
isso reduziria detalhes nas sombras ou realces (os valores de
intensidade são cortados e aplicados como preto puro ou branco puro).
03. Ao abrir a caixa de Shadow/Highlight você já irá notar uma
diferença em sua imagem, porém para um resultado melhor você precisará
mexer em ajustes mais específicos, dentro da caixa de Shadow/Highlights
a primeira parte especificada como Shadows irá controlar toda a parte
de Sombras enquanto a parte Highlights oferece controles sobre as áreas
de alta luminosidade da imagem, para a imagem usada neste tutorial
pequenos ajustes já fizeram uma grande diferença como podem ser notadas
abaixo.
A imagem ao final ficará assim.
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