Procurar
Últimos assuntos
Nosso Banner
Gostaria de Parceria?
Se você quer ser nosso parceiro, pegue nosso banner abaixo e cole em seu fórum!
Clique - Crie parceria
Para parceria, é necessário seu registro no VisualArts!
Se você quer ser nosso parceiro, pegue nosso banner abaixo e cole em seu fórum!
Clique - Crie parceria
Para parceria, é necessário seu registro no VisualArts!
Validar um E-mail
3 participantes
Página 1 de 1
Validar um E-mail
Contudo poderemos adicionar sempre mais caracteres, se assim for pretendido.
Este tutorial foi escrito no Macromedia Flash MX, tendo sido usado os
mesmos princípios que no Flash 5, a sintaxe usada aqui não
será suportada no Flash 5, pois este não suporta a instance
names para os campos de texto, e assim sendo, não se poderá
referir à cor do texto ou à cor de rebordo do campo de texto.
A fig.1 ilustra bem o resultado final deste tutorial.
1. Criem um novo filme em Flash.
2. Usando a ferramenta de text tool, desenhem um campo de inserção.
3. No painel de properties seleccionem a opção de “Show
Border Around Text”, seleccionem “Single Line” e atribuam
o nome de emailBox à instance name e o nome de emailInput como
o nome da variável.
4. Deveremos então o nome da layer em que estamos a trabalhar
para “input” e coloquem o aluquete.
5. Assim como na figura poderemos atribuir uma nova layer com o um campo
de texto, com a propriedade de static text, que poderá conter o
texto de “enter e-mail”.
6. Adicionem mais uma layer com o nome de “script” seleccionando
a primeira keyframe. Deveremos inserir de seguida os conteúdos
da fig. 2 no painel das actionscripts.
As linhas quatro e cinco definem as cores iniciais do texto, e do rebordo
da caixa de inserção do texto.
As linhas nove, dez, onze e doze são a função das
cores. O que estas linhas irão fazer é atribuir a cor preta
ao texto e ao rebordo quando o campo de inserção está
seleccionado.
As linhas treze, catorze e quinze estão programadas para fazer
outro tipo de função. Desta vez, uma vez que o campo de
inserção não estiver seleccionado uma outra função
de “emailValidation()” é chamada. É mais lógico
existir o conteúdo da função “emailValidation()”
aqui, em vez de chamar outra função que complete esta tarefa.
Contudo, se pretendermos juntar este script a outros mais, como parte
de um formulário de resposta, esta é a maneira mais prática.
A fig. 2 ilustra o script necessário para a interacção
com o utilizador. Imediatamente após a mesma keyframe (a primeira
keyframe contida na layer script) deveremos inserir o conteúdo
da fig. 3, mas por favor notem: O código que está dentro
do rectângulo amarelo deve ser escrito numa só linha sem
espaços ou quebras de linha. No exemplo é utilizado com
quebras de linha para que se pudesse demonstrar numa figura, deste exemplo.
A não utilização do código numa linha só,
irá fazer com que exista um erro de sintaxe no Flash.
A linha dezanove, começa com a nossa função de validação.
Na linha vinte criamos todo o mecanismo para que o nosso script funcione.
Tudo começa com um if. Esta linha pode parecer mais complicada
por começar com um comando de if, isto porque usa um operador lógico
“OR” que em linguagem de Javascript escreve-se com || (duas
barras verticais), fazendo com que esta sintaxe elabore um script consideravelmente
mais pequeno. Isto é equivalente a usar variados if’s um
atrás do outro.
Primeiramente a função (emailInput.lengh<6) será
verdadeira se o tamanho dos caracteres inseridos pelo utilizador for 6.
Este valor pode ser perfeitamente mudado para qualquer outro tamanho idealizado.
Por exemplo para o valor seis, teríamos algo semelhante a isto:
a@b.bb . Qualquer conjunto de caracteres inseridos que contivesse um menor
número seria considerado inválido.
De seguida usamos a linha (emailInput.indexOf(“.”)>=0)
que diz, se o número de caracteres inseridos na primeira aspa é
maior ou igual a zero, então existe uma outra aspa. Porque a aspa
um caracter inválido num endereço de e-mail, se este estiver
presente, então o teste é válido, retornando que
o e-mail inserido é inválido. Repetimos de seguida o mesmo
teste para outros quatro caracteres inválidos. Poderemos inserir
quantos caracteres quisermos para fazer a validação dos
mesmos.
Usa-se a linha (emailInput.indexOf(“@”)<=0) que é
o oposto dos testes anteriores, que permite verificar se dentro dos caracteres
inseridos, se existe um “@”. Caso exista o teste é
verdadeiro, caso contrário, o e-mail é inválido.
O teste seguinte (emailInput.indexOf(“@”)!=emailnput.lastIndexOf(“@”))
é uma pequena variação. “indexOf()” devolve-nos
o último número do caracter especificado. Se estes dois
não forem coincidentes, então, devem existir pelo menos
duas instâncias da mesma string ‘@’, enquanto que deveremos
conter somente uma num endereço de e-mail, para que esta função
seja verdadeira.
O comando (emailInput.lastIndexOf(“.”)+3)<emailInput.indexOf(“@”))
diz que deve existir um ‘.’ Depois do ‘@’. Notem
que é válido ter um ‘.’ Antes do ‘@’.
Finalmente ((emailInput.lastIndexOf(“.”)+3)>emailInput.length)
avisa o programa que a última instância do ‘.’
deve ser seguida pelo menos por 2 caracteres.
As linhas vinte e um e vinte e dois são executadas se algum dos
testes na linha vinte resultam em verdade, o que fará com que o
e-mail inserido pelo utilizador seja inválido. Assim sendo, ambos
os textos e a caixa de inserção, obterão a cor de
vermelho, para que o utilizador tenha a percepção de que
o e-mail inserido está errado.
As linhas vinte e três a vinte e seis são executadas, caso
o e-mail inserido seja válido. Assim sendo, ambas as cores de texto
e da caixa de inserção voltarão às cores de
defeito.
A linha vinte e sete termina a função de validação
do e-mail.
Testem o vosso filme onde devem ter um campo de inserção
que alerta para quando for inserido um e-mail inválido. Para modificar
este script de forma a validar quase tudo, simplesmente apontem os requerimentos
de uma string válida e insiram as condições na linha
vinte do script.
Este tutorial foi escrito no Macromedia Flash MX, tendo sido usado os
mesmos princípios que no Flash 5, a sintaxe usada aqui não
será suportada no Flash 5, pois este não suporta a instance
names para os campos de texto, e assim sendo, não se poderá
referir à cor do texto ou à cor de rebordo do campo de texto.
A fig.1 ilustra bem o resultado final deste tutorial.
1. Criem um novo filme em Flash.
2. Usando a ferramenta de text tool, desenhem um campo de inserção.
3. No painel de properties seleccionem a opção de “Show
Border Around Text”, seleccionem “Single Line” e atribuam
o nome de emailBox à instance name e o nome de emailInput como
o nome da variável.
4. Deveremos então o nome da layer em que estamos a trabalhar
para “input” e coloquem o aluquete.
5. Assim como na figura poderemos atribuir uma nova layer com o um campo
de texto, com a propriedade de static text, que poderá conter o
texto de “enter e-mail”.
6. Adicionem mais uma layer com o nome de “script” seleccionando
a primeira keyframe. Deveremos inserir de seguida os conteúdos
da fig. 2 no painel das actionscripts.
As linhas quatro e cinco definem as cores iniciais do texto, e do rebordo
da caixa de inserção do texto.
As linhas nove, dez, onze e doze são a função das
cores. O que estas linhas irão fazer é atribuir a cor preta
ao texto e ao rebordo quando o campo de inserção está
seleccionado.
As linhas treze, catorze e quinze estão programadas para fazer
outro tipo de função. Desta vez, uma vez que o campo de
inserção não estiver seleccionado uma outra função
de “emailValidation()” é chamada. É mais lógico
existir o conteúdo da função “emailValidation()”
aqui, em vez de chamar outra função que complete esta tarefa.
Contudo, se pretendermos juntar este script a outros mais, como parte
de um formulário de resposta, esta é a maneira mais prática.
A fig. 2 ilustra o script necessário para a interacção
com o utilizador. Imediatamente após a mesma keyframe (a primeira
keyframe contida na layer script) deveremos inserir o conteúdo
da fig. 3, mas por favor notem: O código que está dentro
do rectângulo amarelo deve ser escrito numa só linha sem
espaços ou quebras de linha. No exemplo é utilizado com
quebras de linha para que se pudesse demonstrar numa figura, deste exemplo.
A não utilização do código numa linha só,
irá fazer com que exista um erro de sintaxe no Flash.
A linha dezanove, começa com a nossa função de validação.
Na linha vinte criamos todo o mecanismo para que o nosso script funcione.
Tudo começa com um if. Esta linha pode parecer mais complicada
por começar com um comando de if, isto porque usa um operador lógico
“OR” que em linguagem de Javascript escreve-se com || (duas
barras verticais), fazendo com que esta sintaxe elabore um script consideravelmente
mais pequeno. Isto é equivalente a usar variados if’s um
atrás do outro.
Primeiramente a função (emailInput.lengh<6) será
verdadeira se o tamanho dos caracteres inseridos pelo utilizador for 6.
Este valor pode ser perfeitamente mudado para qualquer outro tamanho idealizado.
Por exemplo para o valor seis, teríamos algo semelhante a isto:
a@b.bb . Qualquer conjunto de caracteres inseridos que contivesse um menor
número seria considerado inválido.
De seguida usamos a linha (emailInput.indexOf(“.”)>=0)
que diz, se o número de caracteres inseridos na primeira aspa é
maior ou igual a zero, então existe uma outra aspa. Porque a aspa
um caracter inválido num endereço de e-mail, se este estiver
presente, então o teste é válido, retornando que
o e-mail inserido é inválido. Repetimos de seguida o mesmo
teste para outros quatro caracteres inválidos. Poderemos inserir
quantos caracteres quisermos para fazer a validação dos
mesmos.
Usa-se a linha (emailInput.indexOf(“@”)<=0) que é
o oposto dos testes anteriores, que permite verificar se dentro dos caracteres
inseridos, se existe um “@”. Caso exista o teste é
verdadeiro, caso contrário, o e-mail é inválido.
O teste seguinte (emailInput.indexOf(“@”)!=emailnput.lastIndexOf(“@”))
é uma pequena variação. “indexOf()” devolve-nos
o último número do caracter especificado. Se estes dois
não forem coincidentes, então, devem existir pelo menos
duas instâncias da mesma string ‘@’, enquanto que deveremos
conter somente uma num endereço de e-mail, para que esta função
seja verdadeira.
O comando (emailInput.lastIndexOf(“.”)+3)<emailInput.indexOf(“@”))
diz que deve existir um ‘.’ Depois do ‘@’. Notem
que é válido ter um ‘.’ Antes do ‘@’.
Finalmente ((emailInput.lastIndexOf(“.”)+3)>emailInput.length)
avisa o programa que a última instância do ‘.’
deve ser seguida pelo menos por 2 caracteres.
As linhas vinte e um e vinte e dois são executadas se algum dos
testes na linha vinte resultam em verdade, o que fará com que o
e-mail inserido pelo utilizador seja inválido. Assim sendo, ambos
os textos e a caixa de inserção, obterão a cor de
vermelho, para que o utilizador tenha a percepção de que
o e-mail inserido está errado.
As linhas vinte e três a vinte e seis são executadas, caso
o e-mail inserido seja válido. Assim sendo, ambas as cores de texto
e da caixa de inserção voltarão às cores de
defeito.
A linha vinte e sete termina a função de validação
do e-mail.
Testem o vosso filme onde devem ter um campo de inserção
que alerta para quando for inserido um e-mail inválido. Para modificar
este script de forma a validar quase tudo, simplesmente apontem os requerimentos
de uma string válida e insiram as condições na linha
vinte do script.
Re: Validar um E-mail
Muito Bom Tutorial!
Parabéns
Parabéns
Dioogo- Membro
-
Posts : 166
Localização : Vai a um mapa e diz-me cidades...
Inscrição : 20/01/2009
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui maio 26, 2011 10:02 pm por cooker
» 1000 Brushes para Download
Qui Abr 01, 2010 3:51 pm por x SparTan
» [Fonte]Game Logos
Qua Mar 31, 2010 2:41 pm por Gouveia -
» Ranks-Habbundo
Ter Mar 30, 2010 11:17 am por Ronoroa ~
» [Fonte]Coca-Cola
Qua Mar 17, 2010 5:52 pm por Hink
» [Fonte] Battlestar (Galactica)
Sáb Dez 12, 2009 6:14 pm por Aurora
» [Fonte]Team Spirit
Sáb Dez 12, 2009 6:07 pm por Aurora
» [Fonte] Aardvark Cafe (Hard Rock Café)
Sáb Dez 12, 2009 6:05 pm por Aurora
» [Fonte] Allstar
Sáb Dez 12, 2009 4:53 pm por Aurora